Escolha uma Página

Professor, Palestrante, Provocador, Piadista

Engenheiro de Alimentos pela UNICAMP, foi fundador e gestor da Empresa Júnior dessa faculdade, o GEPEA- EJ. Se especializou em Marketing e Comunicação pela ESPM, onde lá também concluiu seu MBA.

Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e é professor universitário há cerca de 30 anos, sempre lecionando disciplinas relacionadas a marketing e estratégia, principalmente nos cursos de graduação da ESPM. Nesse mesmo período, exerceu a função de consultor e assessor de marketing para inúmeras empresas, sendo também professor de cursos de pós-graduação em instituições como: FAAP, MACKENZIE, FGV/RJ, ESPM, dentre outras.

A característica mais marcante de Ricardo Poli é seu carisma, permeada por uma contradição intrínseca. Seus alunos sempre o reconheceram pela dicotomia do “divertido, mas muito exigente”. Em sua carreira como professor universitário, esteve presente em cerca de 50 formaturas, hora como paraninfo, patrono ou professor homenageado. Se tonar um palestrante foi algo muito natural. Sempre faz uso do artifício da provocação para instigar reflexões consistentes dos temas que aborda: marketing, estratégia e vendas. Não para dar respostas definitivas, mas para se pensar de forma inteligente. Uma questão de princípio, pois acredita que o mais importante não são respostas imediatas, mas o saber fazer as melhores perguntas, antes de tudo. É o pensar estrategicamente. Nesse sentido, ousa questionar afirmações que se apresentam como definitivas. Gosta sempre de instigar seus ouvintes com a frase: “Quer uma ideia nova, abra um livro velho”.

Uma História sobre contar Histórias

“Tudo começa com uma boa história”
Uma visão prática do uso eficiente do storytelling.

Storytelling. A arte de saber contar histórias. Talvez a arte mais antiga que possa existir. Em tempos modernos, o uso dessa arte se aplica nas mais variadas formas de comunicação. Visando melhorar a eficiência da mensagem a ser transmitida, os processos de marketing e vendas vêm adotando o storytelling como forma de diferenciação. Sendo assim, a intenção dessa palestra é tornar acessível alguns conceitos relacionados ao tema buscando colaborar para o desenvolvimento de uma capacidade de interlocução coerente e eficaz, onde a teoria seja confirmada pela prática e não o inverso. Diante da realidade do mundo atual, tudo se inicia por saber contar uma história. De preferência, uma boa história.

Uma ideia milenar de como se pensar algo novo.

“Pessoas mudam com o tempo e o tempo muda com as pessoas”
O modelo IKIGAI para reflexão e criação de propósitos, competências e habilidades.

O futuro é incerto, como sempre foi. O desafio, nada novo, é pensar como se preparar para esse futuro incerto. Para tanto, novas habilidades devem ser desenvolvidas cotidianamente. Entretanto, O mais difícil começa por descobrir que habilidades são essas. Uma coisa é certa: algumas habilidades são capazes de fazer com que se aprenda de forma mais eficiente todas as outras. Habilidades que sempre foram utilizadas para resolver problemas de ontem e de hoje, e aqueles que ainda irão surgir no futuro. Nesse sentido, o objetivo dessa palestra é estabelecer uma reflexão a respeito dessas habilidades, denominadas atualmente como softskills. Para tanto, seu conteúdo foi construído a partir da reflexão milenar do IKIGAI, mesclado com alguns dos modelos mais atuais que se propõem a refletir sobre o profissional do futuro. Seja qual for ele.

Nem Sempre o Inesperado é imprescindível.

“Antes das melhores respostas, se faz necessário saber fazer as melhores perguntas”
Sobre uma nova concepção do processo de planejamento estratégico, de marketing, de comunicação…

Vive-se num mundo em grande transformação. Esta frase de efeito se tornou comum para justificar o fracasso, ou o sucesso, de inúmeros negócios, produtos ou iniciativas de ousadas de marketing. Mas a questão é: quando o mundo não esteve em transformação? Sempre esteve. O desafio passa por entender e se adaptar à velocidade que o mundo se transforma atualmente. Entender que a transformação do mundo é a transformação das pessoas. E que se adaptar é saber encarar as transformações do mundo como oportunidades. Diante disso, como estabelecer um pensamento lógico que culmine nas melhores decisões estratégicas? Essa palestra se propõe a discutir o modelo ideal de um processo de planejamento, seja qual for ele. Um modelo que se adapta, se transforma e se atualiza de forma rápida e eficaz, seja qual for a mudança incontrolável que afete uma determinada demanda. Até mesmo uma pandemia.

Vídeos Relacionados:
Palestra
A Criatividade e a Profissão do Futuro

Cidade de Origem: São Paulo

Para contratar Ricardo Poli, fale com a equipe da Nova Versão Palestrantes (11) 98881-3713.